Como bater metas de vendas? 5 dicas simples para começar agora

Alcançar as metas de vendas é um dos pontos-chave para que negócios cresçam e conquistem espaço no mercado. Porém, nem sempre esse é um trabalho fácil. Bater os números no final do mês exige do vendedor muito planejamento, foco e resiliência. Além disso, é preciso investir tempo e energia nos clientes que têm mais chances de comprar.

Se você trabalha com vendas, sejam internas ou externas, e está com dificuldade de alcançar suas metas, neste artigo trazemos algumas dicas simples que podem ajudar. Continue a leitura para saber mais!

5 dicas de como bater as metas de vendas

1. Defina metas de vendas que sejam alcançáveis

O primeiro passo para bater as metas é defini-las, certo?

Mas é preciso tomar cuidado na hora dessa definição. É necessário entender se esses números realmente podem ser alcançados pelos vendedores. 

Metas impossíveis de atingir frustram a equipe, enquanto metas baixas demais a desmotivam. Cabe ao responsável pelo planejamento de vendas tomar esse cuidado de definir uma meta que seja ao mesmo tempo atingível e desafiadora. 

Ainda, se estiverem sentindo que as metas são impossíveis de atingir, os vendedores podem conversar com os colegas para levar sugestões conjuntas para os líderes.

2. Trace metas diárias

Uma dificuldade comum entre os vendedores é a organização. São tantas tarefas para fazer que o planejamento pode ser deixado de lado. Mas não deveria ser assim. Programar-se vai ajudar você a bater as suas metas de vendas mais facilmente. E isso deve ser feito não só a cada semana ou mês, mas diariamente.

A dica aqui é dividir suas metas a cada dia, usando números como quantidade de ligações ou de visitas a clientes que devem ser feitos a cada jornada. Pela manhã, revise as tarefas que tem para o dia e programe-se para alcançar sua meta diária.

Assim, você não procrastina nem deixa para fazer tudo na última semana do mês, causando aquele desespero bem conhecido pelos vendedores. É claro que o profissional de vendas pode acelerar um pouco na última semana para garantir os resultados. Mas, se o trabalho não foi bem feito ao longo do mês, fica praticamente impossível.

Por isso, pense passo a passo e, ao final do mês, a meta mensal será alcançada mais facilmente!

3. Tenha foco

O foco é uma habilidade essencial para os vendedores. Decidir quem deve ser abordado primeiro, quebrar objeções, negociar, enviar a proposta. Para que todas essas tarefas sejam bem feitas, é preciso ter atenção plena na hora de realizá-las.

Por isso, a dica aqui é eliminar distrações para otimizar as horas que você tem disponíveis para trabalhar. As redes sociais, por exemplo, são grandes ladrões de tempo. Se não as estiver utilizando para prospectar, o melhor é fechá-las durante o expediente. O mesmo vale para o celular. Se você tem dificuldade em ignorar as notificações sem relação com o trabalho que chegam o tempo todo, o melhor é desligá-las.

Desse modo, você trabalha de forma focada e produtiva e ainda garante o seu tempo de descanso ao final do dia, que é fundamental para recarregar as energias, concorda?

4. Invista tempo nos clientes certos

Persistir em uma venda e no final não fechar o negócio pode ser bem frustrante. Muitas vezes, isso acontece porque o vendedor insiste em um cliente que não é o ideal. É preciso vender, primeiro, para a pessoa que tem o perfil certo para comprar da empresa, mas também que esteja interessada em comprar naquele momento.

Caso apareça alguma objeção que você não consegue contornar, procure entender o motivo e decida se vale a pena continuar insistindo ou não. Muitas vezes, vale mais investir seu tempo e energia em negócios que realmente têm chance de dar certo.

Porém, não é por isso que você deve fechar portas. Se for desistir, lembre-se de deixar um canal de comunicação aberto com o cliente, colocando-se à disposição para continuar a conversa assim que ele estiver interessado. 

5. Lembre-se dos clientes antigos

Quando o objetivo é bater as metas de vendas, não se pode desperdiçar nenhum recurso. Por isso, uma boa técnica é entrar em contato com quem já é seu cliente. Pode ser que esses consumidores estejam interessados em comprar soluções complementares ou uma versão mais cara e robusta do que já possuem. 

Vender para quem já é seu cliente é mais fácil, porque a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos já é conhecida (isso é válido para os consumidores que estão satisfeitos, é claro). Essa é uma boa maneira de chegar mais perto de bater as metas de vendas!

Dica extra: conte com parceiros estratégicos para bater suas metas de vendas

Por fim, temos uma dica extra de como bater as suas metas de vendas. A ideia é contar com parceiros estratégicos que ajudem você a chegar aos seus objetivos. 

Aqui na Ludovico Tozzo, por exemplo, além de representação, venda e distribuição de produtos, também ajudamos as empresas que são nossas clientes a venderem mais.

Isso é feito por meio do Consultor Especializado em Negócios (CEN), consultores que oferecem suporte especializado, mostrando o caminho para fechar mais negócios. Nossos especialistas em vendas  querem não só vender, mas também entregar resultados para os nossos clientes. Para isso, esses profissionais utilizam uma abordagem consultiva, focada em resolver as necessidades de cada cliente. 

Assim, além de contar com preços justos e condições de negociação, nossos clientes têm suporte especializado para alcançar os melhores resultados. Afinal, nosso trabalho só acaba quando nosso cliente vende o nosso produto!

Para saber mais sobre o CEN, assista ao vídeo abaixo ou entre em contato com a gente!

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