Principais linhas de produtos para seu mercado

Seja para abrir um novo negócio ou reestruturar sua empresa, elaborar um plano de ações e definir fatores como as linhas de produtos que serão trabalhadas no seu mercado é extremamente importante. Afinal, a partir disso você irá buscar fornecedores confiáveis, com produtos e serviços de qualidade e que ofereçam uma logística eficiente para atender às suas necessidades.

Neste conteúdo vamos falar sobre como definir as linhas de produtos que estarão presentes no seu negócio, assim como a forma de identificar quais são os produtos mais indicados para o seu público. Boa leitura.

Planejamento inicial

Para que as linhas de produtos escolhidas façam sentido para o perfil dos seus consumidores, é importante entender quem são as pessoas que frequentam seu estabelecimento. Muitas vezes a dificuldade em definir as linhas de produtos está relacionada a isso. 

No entanto, esse é um ponto simples de ser resolvido, e uma pesquisa de mercado pode ser sua aliada nessa situação. Ou seja, converse com seus clientes e veja os itens que não podem faltar no seu estoque. 

Pequenos supermercados contam com uma vantagem nesse ponto, que é a proximidade com seus clientes, o que contribui para entender o perfil econômico e social da região, traçando, assim, uma tática de compras a partir das linhas de produtos que serão definidas e estarão disponíveis no seu estabelecimento.

Linha de produtos

As linhas de produtos vendidas no seu mercado impactam no sucesso do estabelecimento. Não é fácil escolher o mix de produtos ideal. Definir produtos, marcas, sessões – e tudo isso combinado ao comportamento de compra dos seus clientes – traz diversas dúvidas ao longo do processo. 

Isso é normal e ocorre, geralmente,  porque a decisão certa é, na verdade, a combinação de todas essas variáveis. As linhas de produtos correspondem ao catálogo de itens que um estabelecimento comercial oferece aos seus consumidores e refletem em fatores como crescimento do fluxo da loja e, consequentemente, aumento do ticket de vendas e da satisfação dos clientes, maior vantagem competitiva, entre outros.

Busque trabalhar com grandes marcas como Unilever, Grendene, Havaianas, Hellmann’s, Knorr, Omo, Rexona, Seda, Axe, Neve e Hershey’s, garantindo a qualidade de marcas líderes de mercado.

O que não pode faltar nas linhas de produtos do seu estabelecimento

Conhecer o seu cliente é um passo importantíssimo para ser assertivo na hora de definir as linhas de produtos que serão trabalhadas, assim você evita colocar esforços e recursos em mercadorias nas quais seus clientes não tenham interesse. Vamos aos itens básicos que não podem faltar no seu mercado.

Alimentos

Os produtos presentes na sessão de mercearia são itens básicos e, geralmente, os mais adquiridos pelos consumidores. Essa sessão é composta tanto por produtos perecíveis como não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, óleo, azeite, tempero pronto, maionese, extrato de tomate, enlatados, farinhas e farofas, café, chá e leite. 

Fazem parte dessas gôndolas também os alimentos congelados e frios. Para esses dois últimos é necessário pensar na estrutura com freezers e refrigeração adequada da sessão para manter a qualidade dos produtos, que precisam de temperaturas mais amenas.

Incluir itens de hortifruti nessa sessão também pode ser uma boa pedida, porém, com cuidado para manter os produtos sempre frescos.

Produtos de padaria também devem entrar na lista. Mesmo que o foco não seja pães frescos e confeitaria, tenha opções curingas como pão de forma e de cachorro-quente, bisnaguinha, biscoitos e massa pronta para bolo. Não esqueça de incluir produtos integrais, sem glúten, sem lactose, light e fit, mesmo que eles sejam adquiridos em menor quantidade. 

Bebidas

Bebidas e sucos são outras mercadorias que não podem faltar, tanto as alcoólicas quanto as não alcoólicas. Assim, não se esqueça de adquirir itens como água, chás, iogurtes, sucos refrigerantes, vitaminas, achocolatados, cervejas, energéticos, vinhos e destilados. Aposte na variedade, incluindo, principalmente, as marcas líderes de mercado.

Produtos de limpeza

Produtos de limpeza também têm bastante saída e são fundamentais para o seu negócio. Busque marcas conhecidas no mercado como seu carro-chefe, mas aposte também em itens que podem ser comercializados com um preço menor. Nessa lista não pode faltar água sanitária, desinfetante, detergente, esponja de aço, sabão em pó, sabão em barra, amaciante, alvejante, escovinhas, vassoura, rodo, pano de chão, pano de prato e luvas de borracha.

Higiene pessoal

Assim como os produtos de limpeza, os itens de higiene pessoal são primordiais, mesmo que sejam os mais básicos. Na sua lista, devem estar presentes mercadorias como xampu, condicionador, creme de pentear, papel higiênico, escova de cabelo, pente, desodorante, lâmina de barbear, creme dental, escova de dentes, enxaguante bucal, creme hidratante para o corpo, sabonete, papel higiênico, absorvente.

Fornecedores que trabalham com a linha de produtos definida

Trabalhar com bons fornecedores, que garantam qualidade nos produtos e agilidade nas entregas, é um ponto crucial para conseguir gerar uma boa experiência de compra para seus clientes.

O ideal é que as pessoas que chegarem até seu estabelecimento encontrem tudo que precisam lá, para que não seja necessário se deslocar para outro mercado. Claro que, além da variedade de produtos é importante dar atenção à qualidade e à relevância das marcas que estarão presentes nas prateleiras do seu mercado. 

Com as linhas de produtos definidas, busque criar uma rede de fornecedores comprometida a entregar o melhor ao longo das operações, evitando problemas com os pontos citados acima, nem com o reabastecimento do estoque. O trabalho desempenhado pelos fornecedores impacta bastante na forma como seu mercado será lembrado pelos consumidores.

Após fechar sua lista de fornecedores, realizar o inventário do seu estoque e mantê-lo atualizado contribui para que essa relação com os prestadores de serviços se mantenha o mais alinhada possível. Dessa forma, você evita escassez, além de conseguir planejar e realizar pedidos com antecedência de produtos específicos que farão parte de campanhas ou datas comemorativas, por exemplo.

Bons fornecedores podem te ajudar ainda com sugestões para implementar suas linhas de produtos, afinal, eles conhecem bem esse segmento de mercado. E você, conhece seus clientes. Por que não juntar essas duas forças para se destacar?

Experiência de compra

Com o perfil do seu público traçado e as linhas de produtos e os fornecedores definidos, é hora de olhar para a estrutura física do estabelecimento, pois ela interfere diretamente na experiência de compras dos seus clientes.

Mais do que contar com linhas de produtos de qualidade e representar boas marcas, a forma como você expõe os produtos no ponto de venda, e até mesmo a distribuição das gôndolas, influencia essa experiência no seu estabelecimento.

Identifique qual tipo de organização de gôndolas é mais adequada para a sua necessidade, levando em consideração seu espaço físico e a quantidade de produtos à venda.

Tão importante quanto a apresentação dos produtos, é a distribuição. O indicado é que seu cliente tenha um caminho para seguir que sirva como lembrete. Além disso, fazer “combos” e até mesmo demonstrações também contribuem para melhorar a experiência de compra. Ou seja, no momento de pensar nesse caminho realizado pelo consumidor dentro do seu estabelecimento, crie combos de produtos que se complementam.

O mais importante em todas essas etapas é testar até encontrar a forma que mais se adequa a sua realidade e ao perfil do seu público.

Iluminação

Melhorar o ambiente interno é crucial para o aumento das vendas. Esteja atento à iluminação do seu estabelecimento, pois isso influencia na forma como o cliente irá se sentir, tornando a experiência com o seu mercado mais agradável. 

Um ambiente em que a luz seja suave, com seções que tenham uma iluminação diferenciada, um jogo de cores quentes e frias, somado com bom atendimento e produtos de qualidade, é um prato cheio para o aumento do fluxo de pessoas e consequentemente de vendas. Além disso, uma iluminação adequada ajuda a conservar a qualidade dos produtos.

Agora que você já sabe como definir as linhas de produtos e outros pontos que influenciam nas suas vendas, é hora de colocar as dicas em prática. Lembrando sempre que elas devem ser adaptadas às suas necessidades.

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