Como o hábito de consumo pela internet impacta os pequenos supermercados

Quando a pandemia causada pelo novo coronavírus começou, no início de 2020, muitos varejistas ficaram preocupados. Afinal, com os clientes cumprindo a quarentena, a expectativa era de que as lojas e pequenos supermercados ficassem vazios. 

Porém, mesmo com a necessidade de distanciamento social, as pessoas, é claro, seguiram consumindo, principalmente os produtos considerados essenciais, como alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. E nesse novo contexto, de casa, passaram a fazer isso usando a internet, acelerando uma tendência de consumo que já existia antes da pandemia.

Os pequenos supermercados estão entre os estabelecimentos mais impactados por essas mudanças nos hábitos dos consumidores. Porém, para quem conseguiu se adaptar, o que era motivo de preocupação transformou-se em oportunidade.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como os hábitos de consumo mudaram com o uso cada vez mais frequente da internet para fazer compras e sobre como isso impactou os pequenos supermercados. Também vamos dar algumas dicas do que você, que tem uma loja física, pode fazer para se adaptar e para aproveitar essa transformação para vender mais. Confira!

Qual o impacto do consumo pela internet nos pequenos supermercados?

Na pandemia, quem já usava a internet para fazer compras continuou fazendo isso. E os consumidores que preferiam comprar presencialmente passaram a comprar online também. 

Por conta desse aumento na demanda dos consumidores, a modernização dos pequenos supermercados ocorreu um pouco de maneira forçada. Embora alguns negócios já apostassem em canais digitais anteriormente, foi nesse período de pandemia que vender pela internet tornou-se crucial para bater as metas de vendas e se manter competitivo no mercado. 

Assim, vendas por WhatsApp e aplicativos de delivery passaram a fazer parte do cotidiano desses estabelecimentos.

Porém, mesmo depois que esse período passar, é provável que esse hábito se mantenha, já que, para os consumidores, comprar online representa mais conveniência no dia a dia. Por isso, se o seu estabelecimento ainda não se adaptou, é o momento de fazer isso.

Como pequenos supermercados podem se adaptar a esse novo contexto?

Certo, agora que já falamos dessas mudanças de comportamento dos consumidores, como o seu negócio pode se adaptar? Trazemos algumas dicas. 

Procure inovar

A inovação já era uma preocupação dos varejistas antes da pandemia. Agora, é preciso atentar ainda mais a esse ponto para se manter no mercado.

Vale lembrar que inovação não tem só relação com o uso da tecnologia, mas com a criação de novas soluções para os problemas identificados na empresa. É claro que a tecnologia pode estar envolvida, mas não é regra. 

Considerando as mudanças no comportamento dos consumidores, uma boa ideia é treinar os funcionários do pequeno supermercado para que saibam atender os clientes online. Isso pode ajudar a reter os consumidores atuais e a atrair novos. 

Tenha uma boa infraestrutura

Quem opta por vender online precisa garantir que vai dar conta da demanda, caso contrário, a iniciativa pode ser um tiro no pé, frustrando os consumidores que tentam comprar e gerando um boca a boca negativo. Por isso, entenda sua capacidade diária de entregas antes de implementar um novo sistema.

As entregas podem ser feitas em apps como Uber Eats e iFood, mas também é possível contar com um entregador próprio. Outra opção é o drive thru, em que o comprador faz o pedido antecipadamente pela internet e só passa para retirá-lo. Antes de escolher a melhor opção para o seu negócio, avalie se pode arcar com os custos.

Comunique-se com os clientes 

Como mencionamos, os pedidos de produtos pelo celular aumentaram consideravelmente com a pandemia. Por isso, é preciso disponibilizar meios de comunicação que permitam atender a clientela de maneira satisfatória. 

Uma boa ferramenta para isso é o WhatsApp Web, a versão do aplicativo de mensagens voltada para negócios, e também as redes sociais, como Facebook e Instagram. 

Use as redes sociais

Mais do que nunca, os seus consumidores estão na internet consumindo conteúdo. Estar presente nesses canais faz com que o seu negócio seja lembrado. Aqui, o destaque é para as redes sociais. Crie páginas nessas plataformas e utilize-as para divulgar produtos, descontos, promoções e outras informações que sejam de interesse do seu público.

Também dá para reforçar os cuidados que você está tomando para evitar a contaminação na loja, assim como horários de funcionamento, opções de entrega, formas de pagamento. 

Escreva os textos e escolha imagens com cuidado, e lembre-se de sempre manter uma postura profissional. 

Em uma época de crise e incertezas, os consumidores se voltam para negócios que já conhecem e que acham confiáveis, e as redes sociais podem ajudar nisso. Seja empático e ofereça um atendimento humanizado para fidelizar a clientela. 

Lembre-se do pós-crise

Nesse momento, o foco ainda é em se adaptar ao novo contexto. Mas é preciso lembrar que existe um cenário pós-crise. Muitos dos hábitos adquiridos no período, como as compras à distância, devem se manter, pois trouxeram comodidade.

Ao mesmo tempo, é preciso refletir e manter-se informado sobre como o consumidor vai se comportar no futuro para definir as estratégias que serão usadas para manter a saúde financeira da empresa depois da pandemia.

Tenha ajuda profissional para aumentar suas vendas

Percebendo as mudanças no mercado, a Ludovico Tozzo, distribuidora de produtos que atende o sul do Brasil, identificou a necessidade de contar com uma equipe de consultores especializados em negócios para estreitar o relacionamento com os clientes e atender às suas demandas. 

Por isso, além de representação, venda e distribuição de produtos, também os ajudamos a vender mais.

Isso é feito por meio do Consultor Especializado em Negócios (CEN), grupo de consultores que oferecem suporte especializado, mostrando o caminho para fechar mais negócios. 

Nossos especialistas em vendas querem não só vender, mas também entregar resultados para os nossos clientes. Para isso, esses profissionais utilizam uma abordagem consultiva, focada em resolver as necessidades de cada cliente. 

Assim, além de contar com preços justos e condições de negociação, nossos clientes têm suporte especializado para alcançar os melhores resultados. Afinal, nosso trabalho só acaba quando nosso cliente vende o nosso produto!

Para saber mais sobre o CEN, assista ao vídeo abaixo ou entre em contato com a gente!

Compartilhe

Conteúdos Relacionados