Tendências para vender mais em pequenos mercados

Por conta da pandemia, o ano de 2020 foi bastante desafiador para os varejistas conseguirem vender, não só no Brasil como no mundo todo.

A necessidade de distanciamento social fez com que as pessoas passassem a comprar mais pela internet, obrigando os negócios a se adaptarem de maneira apressada à nova realidade. Foi o caso, por exemplo, dos pequenos supermercados, que precisaram adotar novas estratégias, como as vendas por delivery.

Com base nessas mudanças recentes no comportamento dos consumidores, é possível traçar algumas tendências para o segmento de pequenos mercados. Embora o contexto seja de incertezas, sabemos que será necessário oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores para bater as metas de vendas. Continue a leitura para saber mais!

A importância de oferecer uma boa experiência de compra aos clientes

As principais tendências atuais para o varejo de forma geral — o que inclui os pequenos mercados — giram em torno da oferta de uma boa experiência de compra aos consumidores. 

A experiência de compra consiste em um conjunto de percepções que os clientes têm quando adquirem um produto ou serviço. Porém, ela não se limita ao fechamento do negócio em si, incluindo também os momentos anteriores e posteriores à venda.

Oferecer uma experiência de compra que encante e fidelize os clientes é essencial atualmente. Hoje, os consumidores não querem apenas comprar produtos e serviços de qualidade a preços competitivos, afinal isso eles podem encontrar em diversos negócios. Quem se diferencia é quem vai além, oferecendo, por exemplo, um atendimento consultivo.

Para oferecer essa experiência de compra de qualidade, há diversas estratégias. A seguir, vamos falar de algumas tendências que você pode implementar em seu pequeno mercado. Apesar de diferentes entre si, todas focam em oferecer uma boa experiência de compra ao seu público e, é claro, em vender mais.

5 tendências que podem ajudar pequenos mercados a venderem mais

Omnichannel

Quem trabalha no varejo certamente já ouviu falar em omnichannel. O termo significa ‘todos os canais’ e é uma das tendências mais comentadas no segmento ultimamente. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Ter uma estratégia omnichannel significa reunir todos os seus canais de atendimento (seja online, seja offline) para melhorar a experiência dos seus consumidores. A ideia é que o público seja bem atendido em todos os canais disponibilizados pela empresa, sentindo que está falando com o mesmo negócio em todos eles.

Mais do que isso, para que um negócio seja omnichannel de verdade, esses canais devem ser integrados uns aos outros. Por exemplo, um consumidor pode comprar pela internet e depois retirar as compras na loja física, se assim desejar. Ele pode comprar quando quiser, da maneira que quiser.

No omnichannel, loja física e loja virtual não são concorrentes: ambas contribuem para que a empresa venda mais. 

Novas formas de pagamento ajudam a vender mais

Que tal ir além do dinheiro e do cartão na hora de aceitar pagamentos? O consumidor atual busca cada vez mais comodidade, e uma forma de oferecer isso é permitindo que ele escolha entre diversas formas de pagamento.

Uma modalidade que está em alta atualmente é o Pix, lançado pelo Banco Central em 2020. Com a proposta de ser uma forma de pagamento segura e rápida, o Pix permite fazer transferências e pagamentos que são processados em segundos, a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano, incluindo fins de semana e feriados. E o melhor: as transações podem ser feitas entre quaisquer instituições financeiras.

No Pix, o dinheiro cai na conta do mercado quase no mesmo instante. Isso porque o negócio recebe direto do cliente, sem intermediários que podem cobrar taxas. Os custos também são menores do que em outros meios de pagamento. 

O consumidor, por sua vez, também ganha comodidade. Imagine que um cliente esqueceu o cartão em casa e só tem o celular em mãos. Com o Pix, basta que ele abra o aplicativo do banco para fazer o pagamento.

A empresa deve divulgar sua chave Pix perto do caixa para aumentar a adesão. Também pode gerar um QR que pode ser compartilhado com o comprador.

Atendimento humanizado para vender mais

A tecnologia é muito importante para agilizar processos na empresa. Porém, o que os consumidores esperam, mais do que nunca, é um atendimento humanizado. Por isso, certifique-se de oferecer um atendimento empático em todos os seus canais. Procure escutar o consumidor, entender suas dificuldades e realmente ajudá-lo. Isso vai contribuir para oferecer uma experiência de compra melhor, esteja o consumidor precisando de ajuda ou apenas querendo fazer uma reclamação.

Para oferecer um atendimento realmente humanizado, porém, será preciso treinar bem a sua equipe para que siga as melhores práticas, seja na loja física, seja em interações virtuais com os consumidores. Os colaboradores devem saber localizar os produtos, conhecer o que está disponível na loja e o que não está, além de terem paciência e empatia para lidar com o público. Tudo isso se desenvolve por meio de uma boa capacitação.

Conteúdos de valor

Como já falamos aqui no blog da Ludovico Tozzo, a internet mudou os hábitos de consumo dos consumidores. Cada vez mais as pessoas buscam informações na internet antes de comprarem em determinado estabelecimento. E, mesmo para quem já é consumidor, sua postura digital pode contribuir para a fidelização desses clientes.

A dica aqui é gerar valor oferecendo conteúdos gratuitos nas suas redes sociais, site, blog ou ainda por uma lista de emails ou de contatos no WhatsApp. Os materiais devem ser úteis para o seu público, contendo dicas que ajudem a aproveitar melhor as suas ofertas.

Receitas, como harmonizar bebidas e comidas, quais são os benefícios e informações nutricionais dos produtos e quais as novidades que chegaram recentemente são alguns temas que um pequeno mercado pode abordar.

Tudo isso serve para desenvolver um relacionamento com o público, fazendo-se presente em seu dia a dia e aproximando-se dele. Também ajuda a atrair os consumidores para a loja, aumentando as vendas.

Tenha ajuda profissional para aumentar suas vendas

Percebendo as mudanças no mercado, a Ludovico Tozzo, distribuidora de produtos que atende o sul do Brasil, identificou a necessidade de contar com uma equipe de consultores especializados em negócios para estreitar o relacionamento com os clientes e atender às suas demandas. 

Por isso, além de representação, venda e distribuição de produtos, também os ajudamos a vender mais.

Isso é feito por meio do Consultor Especializado em Negócios (CEN), grupo de consultores que oferecem suporte especializado, mostrando o caminho para fechar mais negócios. 

Nossos especialistas em vendas querem não só vender, mas também entregar resultados para os nossos clientes. Para isso, esses profissionais utilizam uma abordagem consultiva, focada em resolver as necessidades de cada cliente. 

Assim, além de contar com preços justos e condições de negociação, nossos clientes têm suporte especializado para alcançar os melhores resultados. Afinal, nosso trabalho só acaba quando nosso cliente vende o nosso produto!

Para saber mais sobre o CEN, assista ao vídeo abaixo ou entre em contato com a gente!

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