10 dicas para aumentar as vendas em mercados

Analisar o cenário atual da economia é um passo primordial para definir como aumentar as vendas em mercados. Isso vale tanto para estabelecimentos menores quanto para supermercados de grande porte. 

Depois de dois anos atípicos, nos quais as compras online foram a solução para abastecer as despensas no mundo todo, voltamos a ver um crescimento nas compras em lojas físicas, o que tem impulsionado as vendas totais do varejo.

Dessa forma, não deixamos o digital de lado, mas é essencial voltarmos a pensar em estratégias que atendam tanto à organização física do estabelecimento quanto à experiência gerada no momento da compra

Para ajudar você nesse processo, separamos 10 dicas de como aumentar as vendas em mercados. Confira! 

1. Escolha locais estratégicos para disposição dos produtos para aumentar as vendas

Escolher a melhor maneira de dispor os produtos nas prateleiras não é apenas uma questão de organização, mas também uma importante estratégia para aumentar as vendas em mercados. 

Enquanto passa pelos corredores, o consumidor não tem a intenção de analisar as prateleiras de cima a baixo. Mas, ao longo do trajeto, ele pode se sentir mais atraído por produtos que estão dentro do seu campo de visão. 

Para adultos, por exemplo, os melhores locais são centrais e superiores. Enquanto chocolates, balas e salgadinhos, que chamam a atenção das crianças, podem estar em prateleiras mais baixas. 

Para otimizar essa estratégia, identifique os produtos de maior saída e margem de lucro para valorizá-los dentro do campo de visão do público-alvo. 

O mesmo vale para a configuração do ambiente. Alimentos frescos e que acabaram de sair do forno, se vistos de fora, incentivam o cliente a entrar na loja, enquanto os produtos mais procurados devem estar distantes da entrada, para favorecer a circulação. 

Você já ouviu falar em Cross Merchandising? 

O Cross Merchandising também é uma estratégia de exposição dos produtos, neste caso, de forma combinada. 

Isto é, produtos de diferentes categorias, mas complementares a uma mesma finalidade, são colocados próximos nas prateleiras, sugerindo a formação de um kit. 

Por exemplo, leite condensado e confeitos são deixados juntos a misturas para bolos, incentivando o cliente a levar os ingredientes para a cobertura. 

Além de facilitar a trajetória dos consumidores na loja, essa ação intensifica a saída de itens de menor consumo. 

2. Forneça um ambiente agradável

Além da organização das gôndolas, aspectos como iluminação, temperatura e som precisam estar alinhados para proporcionar um ambiente agradável. 

O desconforto causado por um ambiente muito frio, por exemplo, pode fazer com que o cliente procure pelos itens mais rapidamente. Reduzindo o tempo de circulação dentro da loja, reduzem-se, também, as chances de compras extras. 

Já a iluminação correta é capaz de valorizar os produtos, em seções como hortifruti e padaria, por exemplo, estimulando o desejo do consumidor. 

3. Crie clubes de vantagens para clientes cadastrados para aumentar as vendas

Fidelizar clientes é tão ou mais importante do que conquistar os novos. Sistemas de pontos ou promoções exclusivas fazem com que os clientes retornem ao seu mercado mais vezes. 

Nesse sentido, são válidas ações como entrega gratuita a partir de determinado valor em compras e cartões com carimbos que são trocados por descontos ou brindes quando completados.  

Outra alternativa é a criação de um clube de vantagens, no qual os clientes cadastrados passam a receber descontos diferenciados. 

São maneiras de favorecer o bom relacionamento entre você e o cliente, mostrando que ele é valorizado por dar prioridade ao seu estabelecimento. 

4. Ofereça promoções ‘casadas’ de produtos

Similar ao Cross Merchandising, as promoções ‘casadas’ estimulam a rotatividade dos produtos. 

Neste caso, de forma mais direta, a estratégia é montar kits com dois ou mais produtos relacionados, dando destaque aos de maior saída e mostrando que o cliente tem uma vantagem financeira ao optar pelo kit

Lembre-se, no entanto, de manter disponíveis também as opções avulsas dos produtos para não deixar de vender àqueles que não querem todos os produtos. 

5. Prepare a equipe para interagir com o cliente, sugerindo as ofertas do dia

Esta é uma prática de bom relacionamento. 

Uma equipe simpática, que demonstra satisfação em atender os clientes, é um forte diferencial competitivo diante de um perfil de consumidores que, cada vez mais, busca boas experiências no momento da compra

Padaria, açougue e hortifruti são pontos de interação oportunos, além do caixa. Quando o cliente solicita um produto, o atendente pode sugerir quais as ofertas do dia que ‘combinam’ com a escolha. 

6. Crie seções de produtos específicos para aumentar as vendas

O mercado do bem-estar se tornou uma tendência. Cada vez mais pessoas estão escolhendo mudar seus hábitos alimentares e aderindo a dietas veganas, vegetarianas, orgânicas ou livres de glúten, por exemplo. 

Para aumentar as vendas, o setor alimentício precisa adaptar-se às mudanças no comportamento dos consumidores

Nos mercados, a dica é criar seções com produtos específicos aos diferentes tipos de dietas citadas. Oferecer essas opções, identificando-as nas seções, facilita todo o processo de compra, colaborando para a fidelização de mais clientes. 

7. Aproveite as datas comemorativas 

Essa é uma dica clássica e que não pode ser esquecida. 

As celebrações, em geral, são momentos importantes para aumentar as vendas em mercados. Por isso, é válido estar sempre atualizado sobre as datas. 

Crie um calendário de datas sazonais e tenha-o sempre em vista. Analisar as datas com antecedência permite que você planeje ações que valorizam os produtos relacionados a elas, facilitando as vendas. 

8.  Adapte-se aos diferentes meios de pagamento para aumentar as vendas

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, revelou os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros

O dinheiro ainda lidera, mas com pouca diferença ao segundo colocado: o PIX. Depois desses dois, os cartões de crédito e débito completam a lista de preferências. 

Além disso, a pesquisa destaca outros métodos de pagamentos que estão ganhando destaque, como as carteiras digitais e de aproximação e os QR Codes. 

Estar atento e adaptar-se às tendências afeta diretamente as vendas, uma vez que quanto mais possibilidades de pagamentos sua empresa disponibilizar, maior a quantidade de clientes que poderá atender.

9. Seja mais do que um ponto de vendas

Gerar experiências e impacto social. Ser mais do que um ponto de vendas é aproveitar o espaço do seu estabelecimento para promover ações destinadas ao interesse comum

Por exemplo, separar um espaço para coleta de lixos recicláveis ou eletrônicos – muitas pessoas não sabem como fazer o descarte correto de itens como pilhas e baterias –, ou apoiar campanhas solidárias, como arrecadação de roupas, brinquedos ou alimentos. 

Isso gera valor para a comunidade e promove a circulação de pessoas em seu mercado. 

10. Não abandone as redes sociais! 

Não é porque as vendas presenciais voltaram que você precisa sair do digital. Muito pelo contrário! 

Continue ativo em suas plataformas de vendas e redes sociais, tanto para gerar conteúdos relevantes ao seu público quanto para potencializar as vendas. 

Mantenha o público sempre atualizado sobre as ofertas e as novidades do seu mercado através das redes sociais. Aqui valem postagens no Instagram e Facebook, além de mensagens diretamente no WhatsApp aos clientes fidelizados.  

A praticidade das compras online continua sendo um ótimo motivo para as pessoas seguirem com esse comportamento. Lembre-se: quanto mais fácil, maior é o estímulo às vendas. 

Agora que você conhece diversas dicas, é hora de adaptá-las ao seu negócio. Coloque em prática, reformule as ideias, faça testes e boas vendas! 

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